quarta-feira, 1 de agosto de 2012

TRIUNFANDO SOBRE A DEPRESSÃO.


Triunfando sobre a depressão.
Um quarto da população mundial sofre de depressão. Doença caracterizada por uma profunda tristeza e perda de interesse pela vida. É considerada um grave problema de saúde em muitas partes do mundo. A vida é composta de momentos alegres e tristes, mas quando os momentos difíceis parecem sem respostas, aparece a depressão. Os motivos são vários que vão desde relacionamentos a percas. Uma sensação terrível de tristeza, de incapacidade, de solidão. Muitas dessas depressões desencadeiam em síndrome do pânico.
Segundo alguns médicos a depressão pode ser superada em alguns casos de maneira espontânea e em outros casos com terapia. Sabemos que existe algo genético, almático e espiritual quando falamos sobre depressão. Existem milhões de pessoas neste exato momento passando por essa dificuldade e a igreja tem carecido deste entendimento simplesmente por achar que crente não tem depressão. Volto a afirmar e tenho convicção dessa afirmação de que a depressão tem origem genética, almática e espiritual. Não podemos achar que ela só vem pela genética ou por decepções, frustrações da alma, mas também não podemos radicalizar dizendo que ela tem uma raiz espiritual e ponto. Podemos dizer que é o conjunto.
Como eu não sou psicólogo, psiquiatra e nem terapeuta ocupacional, posso te dar alguns passos para o fim da depressão de acordo com a Palavra de Deus, vamos lá?
1- Triunfamos sobre a depressão quando reconhecemos que ela nasce dentro de nós:
“Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim”. (vs 19,20)
O livro de lamentações foi escrito em um momento importante na história dos judeus. Por estar imerso em uma situação de destruição e morte coloca alguém numa situação de extrema tristeza, Jeremias. Os sentimentos de Jeremias podem ser comparados por muito de nós quando vemos certas situações em nossa vida em escuridão.
Nos primeiros 2 capítulos o autor está a beira da depressão. Nos 18 primeiros versículos do capítulo 3 ele nos apresenta um panorama deprimente! Ele recria em sua mente o abandono e a tristeza. Quando ele começa a pensar sobre a destruição de Jerusalém o seu espírito, seu desejo e suas forças entram em colapso!
Quandos os eventos desastrosos acontecem em nossa vida, estes ocupam quase toda a nossa mente e a nossa tendência é de recordar e se lamentar. Cada vez que esses pensamentos chegam em nossa mente, somos bombardeados como se estivéssemos vivendo aquilo novamente. Caímos em um círculo vicioso de pensamentos e muitos relutam em admitir isso.
2- Triunfamos sobre a depressão quando nos lembramos do que nos traz esperança:
“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:” (vs 21)
É o mesmo Jeremias que nos conduz ao segundo passo para ser livre da depressão. Ele toma uma decisão que vem do seu coração. Trazer a memória aquilo que te dava esperança. Não é possível trazer à mente algo que nunca foi conhecido, acreditado. Jeremias era um homem que conhecia a Deus e acreditava nEle!
A maioria das pessoas com depressão fracassam em sua luta porque não existe nada neste mundo que poder dar a esperança que necessitam.Para se sair de uma depressão a pessoa deve falar motivos, razões para sair, mas uma resposta que não vai conduzí-las a nada, pois não encontrarão razões na escuridão!
Muitos conhecem a um Jesus histórico e religioso, mas a chave é ter fé em um Jesus VIVO, ETERNO e PODEROSO, aquele que torna o impossível em POSSÍVEL.
Ser Cristão não nos isenta de sofrer momentos de profunda tristeza, mas se lembrarmos do que Jesus fez em nossas vidas a esperança é uma realidade!Por isso querido leitor, o segundo passo para eu e você triunfarmos contra a depressão é acreditar em um Jesus que pode dar esperança e vida abundante!
(Jo 10:10) “O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”.
Receba isto em seu coração!
3- Triunfamos sobre a depressão quando vemos a misericórdia de Deus
“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade”! (vs 22,23)
Mas o que seria o significado da palavra “Misericórdia”? Etimologicamente misericórdia é a junção de duas palavra que provêm do latim: misere e cordis. Misere é um verbo que indica “ter compaixão”. A segunda que é cordis significa coração que denota não apenas o sentido físico, mas onde brotam emoções e sentimentos. Definimos misericórdia como “ter compaixão do coração”, aproximar meus sentimentos dos sentimentos de alguém, estar em sintonia!
Deus não vive no passado! Em toda a manhã ele está disposto a renovar a aliança com a sua vida, querido irmão! A esperança ao redor de Jeremias tinha acabado. Ele começou a confiar que a misericórdia de Deus iria triunfar sobre seu estado de tristeza.
4- Triunfamos sobre a depressão quando temos fé em Jesus Cristo!
(Lm 3:24) “Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança”.
Triunfamos sobre a depressão quando reconhecemos em um ato voluntário de fé e convicção em Cristo como a resposta viva para o nosso problema. O que se esperaria de uma pessoa como Jeremias seria de uma pessoa que estava morrendo lentamente. Mas Jeremias colocou sua confiança e esperança em Deus com toda a sua alma. Deus trabalha para o nosso BEM!
(Rm 8:28) “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.
Muitos morrem anualmente por causa dos efeitos da depressão. Estão lutando com arma que NÃO FUNCIONAN a longo prazo. JESUS CRISTO é a resposta para os problemas e a depressão não é excessão!
Nós podemos triunfar sobre esta doença terrível. Você pode!!!
Se você nunca ouviu falar do processo 4 para triunfar sobre a depressão, procure uma igreja mais próxima de sua casa ou entre em contato comigo pelo e-mail contato@gabrielfelix.com
Terei a honra de apresentá-lo a Cristo! Sua vida nunca mais será a mesma.
Fonte:Gabriel Felix com Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário