sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Marcos 10: POR QUE SEGUIR A JESUS

POR QUE SEGUIR A JESUS
Marcos 10
Pregado na Igreja Batista Itacuruçá, em 26.5.2002

Segundo os antigos manuais de jornalismo, quem lê uma notícia precisa ter respondidas pelo menos quatro perguntas: o que aconteceu, quando aconteceu, onde aconteceu, como aconteceu determinado fato. Mesmo o jornalista mais criativo sabe que terá que considerar estas necessidades do leitor.
Quando o repórter tem espaço, responde a uma quinta pergunta: por que o fato aconteceu? Sabe o repórter também que o leitor tem uma sexta pergunta, que, no fundo, é a primeira: para que serve esta informação?
Penso que esta galeria de perguntas nos ajuda a entender a notícia mais importante da história da humanidade: Deus veio morar conosco, em Jesus Cristo, para que o homem seja aquilo para o que foi criado.
Há uma reportagem na Bíblia que trata da decisão mais importante de todo ser humano: seguir a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Esta matéria foi escrita pelo repórter João Marcos de Jerusalém, a partir de uma série de entrevistas com Pedro de Betsaida, apresentadas no capítulo 10 de seu livro de reportagens.

1. O QUE É, PORQUE, ONDE E QUANDO SEGUIR A JESUS
Comecemos, então, pelas quatro perguntas, sem nelas nos determos.

1.1. O que é seguir a Jesus?
A primeira pergunta, neste contexto então, é: o que é seguir a Jesus?
Simplifiquemos a resposta, dizendo que seguir a Jesus é orientar as nossas vidas pelos Seus ensinos, desde aquele ensino que nos convida a aceitar o perdão que  Ele oferece a todos até aquele ensino que pede que busquemos seguir os Seus passos tanto em direção à cruz quanto em direção à glória.
Seguir a Jesus, portanto, é ser liberto da condenação do pecado para viver livre no compasso da graça. O resumo do Evangelho, numa palavra digna de toda a aceitação, é: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal (1Timóteo 1). Por isto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8.1).

Seguir a Jesus é aceitar a sua companhia sustentadora, por meio do Seu Espírito, que é santo. Sua presença conosco é poder que nos fortalece, nos momentos de maravilhas e nos tempos de tempestades. Quando estamos cheios do Espírito Santo, experimentamos a alegria que vale a pena (Atos 13.52), se é disto que precisamos. Na hora difícil, o mesmo Espírito de Deus nos supre as necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus (Filipenses 4.19).

Seguir a Jesus é estar compromissado com Ele a levar adiante seu projeto de amar a todos os seres humanos e ser amado por eles, pois é o amor de Deus e o amor para com Deus o único caminho para a plenitude de vida, aqui e sempre.
O seguidor de Jesus sabe que Deus já provou o seu amor para conosco, ao fazer Cristo morrer por nós, quando éramos ainda pecadores (Romanos 5.8). Jesus, portanto, se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave (Efésios 5.2). Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos (1João 4).
O seguidor de Jesus sabe em que consiste a iniciativa divina: Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós e enviou seu Filho como propiciação [isto é, em oferecimento] pelos nossos pecados (1João 4.10). Em outras palavras, Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos (1João 3.16).

1.2. Por que seguir a Jesus
À segunda pergunta básica (por que seguir a Jesus?), a resposta cristã também pode ser apresentada de modo sucinto: Ele é o fundamento de nossas vidas. Por isto, ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo (1Coríntios 3.11).
Ele pede que aprendamos com Ele, para que descansemos (Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas -- Mateus 11. 29).

1.3. Quando seguir a Jesus
A terceira pergunta essencial é sobre o quando seguir a Jesus.
O autor de Hebreus retoma o poeta bíblico, para recomendar: Hoje, se ouvirdes a sua voz [isto é, a voz de Deus], não endureçais o vosso coração (Cf. Salmo 85.8).
Quando viu, no meio da folhagem, um curioso que o olhava, achando-se indigno de O receber, Jesus foi direto ao ponto, dizendo: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa (Lucas 19.5).
Todas as vezes que Jesus convidou alguém para segui-lO, Ele esperava uma resposta imediata. Quando escolheu os seus discípulos, todos responderam do mesmo modo: Eles, pois, deixando imediatamente as redes [ou o que quer que estivessem fazendo], o seguiram (Mateus 4.20).
A resposta da Bíblia, portanto, é muito simples: agora.

1.4. Onde seguir a Jesus
A quarta pergunta é: onde seguir a Jesus?
A resposta também é simples: devemos segui-lO por onde Ele for e para onde Ele nos mandar.
Antes de tomar a cruz, Jesus pediu aos seus seguidores que não O abandonassem. No entanto, alguns preferiram segui-lO à distância, em lugar de tomarem a cruz.
Agora, Jesus nos pede que carreguemos conosco a cruz, que significa viver permanentemente na perspectiva de que nossos pecados foram apagados na cruz. Ainda hoje há cristãos carregando um peso que Jesus, na cruz, já tornou leve.
Carregar a cruz significa uma disposição de ser fiel a Cristo em todas as circunstâncias da vida, mesmo naquelas mais difíceis, decorram de nossa fidelidade à cruz (de quem por vezes nos envergonhamos) ou sejam geradas por nossos pecados (por meio dos quais envergonhamos a cruz).
O "onde" seguir a Cristo não é na igreja. O "onde" de Deus é o mundo. Esta inversão tem desgraçado o Cristianismo. Na igreja, somos capacitados a seguir a Cristo onde estamos, mas nela também podemos brincar de ser cristãos, fingindo ser o que não somos. No mundo somos convidados a viver pela cruz, mesmo porque só pela cruz podemos viver no mundo. Se a igreja não nos capacita a viver pela cruz, ela não serve para nada.

2. PARA QUE SEGUIR A JESUS?
A história contada por Marcos nos ajuda a responder a duas outras perguntas essenciais: para que e como seguir a Jesus?
Aquele homem que correu para entrevistar Jesus tinha muitas qualidades. Suas posições nos ajudam a entender para que seguir a Jesus.

2.1. Seguimos a Jesus para termos um tesouro eterno (verso 17).
Aquele homem fez a pergunta certa: "Mestre, o que devo fazer para receber a vida eterna?" Ele não perguntou sobre o quanto iria ganhar se O seguisse.
Este homem merece um elogio, porque, em todos os tempos, hoje inclusive, há muitos querendo seguir a Jesus em troca de benefícios. Há cristãos reinventando a fé cristã, prometendo uma vida apenas de vitórias e bênçãos, promessa que o próprio Senhor jamais fez. Há gente interessada nas bênçãos de Cristo, mas só nas bênçãos, pensando no seguimento a Cristo como um investimento, como uma espécie de aplicação financeira.
Como aquele homem, aprendamos que deve seguir a Jesus para ter um tesouro eterno, que bactéria alguma pode consumir. Aprendamos que o que realmente vale a pena não pode ser computado num livro-caixa ou numa planilha financeira.
Jesus oferece a vida eterna a quem O seguir, vida eterna quanto à duração e quanto à intensidade. Deus colocou em nossa mente a idéia da eternidade, que o homem tem dificuldade de entender (Eclesiastes 3.11). Deus nos fez para viver eternamente, e Ele oferece a entrada nesta qualidade de vida à aceitação do Seu Filho Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
Quem quiser a vida eterna torne-se um seguidor de Jesus.

2.2. Seguimos a Jesus para sermos lembrados que Deus é bom (verso 18)
O homem que procurou a Jesus em busca do essencial para a sua vida reconheceu que Jesus é bom. No entanto, era um elogio sem profundidade, porque não se baseava numa experiência própria.
A resposta de Jesus tem a intenção de conduzir a conversa para o que realmente interessa. Ele, então, lembra ao homem que Deus é bom. Em nossas existências, experimentamos a crueldade humana a cada minuto; precisamos ser lembrados a cada segundo que Deus é bom, o que significa dizer que Ele dará um jeito neste estado de coisas. Seguir a Jesus é ter esperança que o Deus da bondade transformará todas as coisas.
Quando seguimos a Jesus, experimentamos na carne a bondade de Deus (1Pedro 2.2), apesar de nossa própria maldade e apesar da maldade humana.
Precisamos ser lembrados de que Deus é bom.

2.3. Seguimos a Jesus para termos um estilo de vida que produz felicidade (verso 19)
A lista de virtudes do homem que buscou a Jesus é impressionante. Nunca matara a ninguém. Não adulterava. Não tirava nada de ninguém. Não dizia falso testemunho acerca das pessoas. Não prejudicava a ninguém. Respeitava aos seus pais. Talvez muitos cristãos não pudessem fazer uma lista semelhante...
Há cristãos que detêm estas qualidades e se acham o máximo por isto. Há pessoas que não seguem a Jesus e tem estilos de vida assim. O homem que procurou a Jesus sabia que isto era insuficiente. Ele queria mais: ele queria vida com qualidade, nesta vida e na próxima.
A vida de qualidade inclusive estas virtudes. Seguimos a Jesus para dar este tipo de fruto. Quando seguimos de fato a Jesus, estando ligados nEle, habitados por Seu Espírito, damos este tipo de fruto. Seguir a Jesus nos leva a um estilo de vida que produz felicidade.
Ouso dizer que precisamos do estilo de vida desse homem. Viver deste modo produz felicidade. Como é triste ver cristãos caminhando por um estilo de vida que sabe perigoso. Não é nisto que reside a felicidade, mas no seguir a Cristo.


3. COMO SEGUIR A JESUS
Se aquele homem entendeu o "para que" seguir a Jesus, ele teve dificuldades, como muitos ainda têm, de tomar as decisões certas.
Ele falhou no "como" seguir a Jesus.

3.1. Para seguir a Jesus, precisamos tomar a atitude correta (verso 22).
Aquele homem não conseguiu ir além de boas perguntas e de boas intenções. Ele se aproximou de Cristo, mas não se tornou um seguidor dEle. Até hoje há muitos que se acercam do Cristianismo. São capazes até de alguns gestos, mas não querem que o Espírito Santo mexa nas suas vidas.
Se você ainda não é um seguidor de Jesus, tome atitude de tomar a decisão hoje. Disponha-se a fazer tudo o Ele pede.

3.2. Para seguir a Jesus, precisamos renunciar ao que nos afasta de Jesus (verso 23)
Há muitos que não querem renunciar àquilo que os afasta de Jesus. No caso daquele homem, era o seu patrimônio. O Senhor lhe pediu que vendesse tudo o que tinha, tomasse o dinheiro da venda e o distribuísse entre os necessitados. Jesus foi direto ao ponto: aquele curtia ser rico. O dinheiro lhe trazia tanto prazer que preferiu a ficar com seus tesouros a receber o tesouro celestial, que a inflação não leva, que a CPMF não diminui, que a desvalorização cambial não reduz, que a quebra do banco não congela.
Pode parecer que Jesus lhe condenou a riqueza, mas não é bem assim. Jesus condenou a sua atitude em relação ao dinheiro. Entre servir a Deus ou ao dinheiro, aquele homem fez a sua escolha: o dinheiro.
Há outras escolhas que (nos) afastam de Jesus Cristo.
Vou mencionar algumas, mas a lista pode não incluir a sua razão de não tomar a decisão certa: renunciar o que o afasta de Jesus.

. Alguns só querem seguir a Jesus depois de terem respondidas suas perguntas sobre o jeito de ser Deus. Se você está neste grupo, lembro-lhe que a aventura da vida cristã é feita de perguntas e respostas. A cada resposta corresponde uma nova pergunta. Viver é perguntar. No entanto, temos a resposta essencial: Cristo morreu para que vivêssemos.
Comece a viver. Dê um tempo nas suas perguntas e venha para Jesus.

. Alguns só querem se tornar seguidores de Jesus depois de receberem as bênçãos que buscam. Esperam uma espécie de prova para crer, ignorando que são bem-aventurados os que não vêem, mas crêem, porque as coisas que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas (2Coríntios 4.18). É por isto que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem (Hebreus 11.1).
Eu lhe convido: ponha-se no caminho com Jesus, e tudo o que vale a pena lhe será acrescentado. O passo inicial é este: buscar primeiramente o Reino de Deus (Mateus 6.33) sem qualquer interesse.

. Alguns estão escondidos atrás da sua bondade, bondade que os afasta de Jesus. Eles olham para alguns cristãos e se acham melhores. Infelizmente, isto é possível. No entanto, aquele homem da história de Marcos era bom, mas não tinha vida eterna. A bondade humana não produz vida eterna; só a bondade divina.
Não permita que a sua bondade ou a indignidade dos cristãos tirem você do mais essencial: a vida com Deus, para sempre. Pare de confiar em si mesmo. Pare de confiar nas suas coisas. Siga a Jesus.

. Alguns estão escondidos atrás da sua maldade. São aqueles que reconhecem que não são bons, mas esperam ficar bons para escolherem seguir a Jesus, como se pudessem merecer a salvação. Muitos esperam abandonar um ou mais vício, para então seguir a Jesus, quando o caminho a ser seguido é outro: decida seguir a Jesus e deixe o vício. Muitos esperam melhorar o seu caráter, tornando-se menos egoístas, menos mentirosos, menos armadoras, menos vaidosos, menos ambiciosos, para então se tornaram seguidores de Jesus.
O caminho de Cristo também é outro: decida segui-lO e Ele vai mudar o seu caráter, de vez, naquilo que se muda de vez, ou aos pouquinhos, naquelas vitórias que são obtidas pela operação permanente do Espírito Santo.

. Alguns ficam longe de Cristo para poderem ficar longe da igreja. Seguir a Jesus por meio de uma igreja é um preço muito alto para alguns. Alguns pensam no custo de vir todo domingo à igreja, ouvir sermões chatos, dar dízimos, esquecidos que na igreja somos lembrados que Deus é bom (e como precisamos ser lembrados disso, diante da crueldade dos homens); que na igreja, por exemplo, são confortados nos tempos das dificuldades e exortados a crescer quando estão estagnados; que por meio da igreja podemos transformar nosso dinheiro em mais que dinheiro: em extensões de nossas vidas para abençoar outras pessoas, algumas que não conhecemos e jamais conheceremos...
Venha para Jesus, que não está só na igreja, mas também na igreja, porque Ele a encarregou de anunciar o Seu Reino.

3.3. Para seguir a Jesus, precisamos aceitar a ação de Deus em nosso favor (verso 27)
A reportagem de Marcos termina com uma discussão. Será que Jesus não pediu demais aquele homem rico? No fundo, os ouvintes achavam que Jesus tinha pedido o impossível, e tinha mesmo, impossível para os homens.
A salvação, seja por causa dos pecados em geral ou o pecado do apego a certos valores e coisas em particular, é algo que nenhum de nós pode produzir. Salvar é uma operação exclusiva de Deus.
Para ser salvos, precisamos aceitar a ação do Salvador em nosso favor. Tudo o que era para ser feito Ele o fez na cruz. Só há um verbo para conjugarmos: aceitar, aceitar para O recebermos como Senhor e sermos recebidos como Seus filhos.
Para sermos salvos, precisamos deixar que Deus nos tranforme. Aquele homem pensou: "sem meus bens, não dá para viver". Talvez ele tenha pensado que precisava resolver, sozinho aquele problema. Ele, infelizmente, não entendeu que, se deixasse Deus dirigir a sua vida, saberia que viveria ainda melhor, mesmo que eventualmente sem aqueles bens.

CONCLUSÃO
O que, onde, quando, como, porque e para que da vida estão respondidos pela Bíblia.

O que é seguir a Jesus Cristo?
É colocar as nossas vidas sob a Sua direção, experimentando o seu perdão e vivendo os seus ensinos.

Por que seguir a Jesus Cristo?
Por que Ele é o fundamento de nossas vidas e nEle podemos encontrar o porto-seguro na viagem da vida.

Quando seguir a Jesus Cristo?
Esta é uma decisão para já.

Onde seguir a Jesus Cristo?
Onde estivermos.

Para que seguir a Jesus Cristo?
Para termos um tesouro eterno, para sermos lembrados que Deus é bom e para termos um estilo de vida que produz felicidade.

Como seguir a Jesus Cristo?
Tomando a atitude correta, renunciando ao que nos afasta dEle e aceitando a ação salvadora de Deus em nosso favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário