sábado, 25 de agosto de 2012

A PLENITUDE DA PALAVRA DE DEUS



  “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.  Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.  Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa”. (Sl.19:1 ao 11). Não demora muito e já descobrimos o que nos é fundamental, e que consideramos de menor importância. Se assim não fosse, não estaríamos vivendo num mundo tão indiferente, violento e sem valores. O fato é que cedo aprendemos a fazer escolhas e a classificar as opções que nos são dadas. Uma observação muito simples e sincera do comportamento do ser humano mostra que, dentre tantas possibilidades, a fé e o relacionamento com Deus continuam sendo decisões que deixamos para depois. Não são prioritárias para a maioria das pessoas. Este salmo é um grande desafio. Aponta para o valor da lei, do testemunho, dos preceitos, do mandamento, do temor, dos juízos, enfim, da Palavra de Deus para a vida humana, revelando sua importância fundamental (São mais desejáveis que o ouro... Em os guardar há grande recompensa). Algumas lições sobre a Palavra de Deus:
  1. Somente ela pode nos proporcionar restauração para a alma  (A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma). Angústias, depressão, trauma e toda sorte de feridas interiores só podem ser curadas pela Palavra de Deus. Não temos tal solução para estes problemas. Precisamos da orientação e do cuidado de Deus.  Somente ela oferece sabedoria na simplicidade (o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices). É a esperança dos excluídos  dos  "loucos" e dos que "nada são" que podem confundir os "sábios" e os que pensam que são alguma coisa. Somente a Palavra de Deus pode trazer alegria para o coração (Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração). Engana-se quem imagina que uma vida de santidade e obediência é sinônimo de uma vida "carrancuda" e infeliz. Não há maior alegria do que andar na presença de Deus e de acordo com sua vontade.
  2. Somente ela é luz para os olhos já cansados com tantos estímulos diferentes (o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos). A Palavra de Deus lança luz sobre o caminho e permite decisões acertadas. Mesmo na adversidade. Sua orientação nos dá coragem para dar passos firmes na direção da vitória que temos em Deus. 
  3. Somente ela concede segurança inabalável (O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre). Os valores humanos são provisórios, temporais, passageiros. Viver por eles é arriscar-se a experimentar frustração e desânimo. A Palavra de Deus, ao contrário, permanece para sempre. É refúgio firme em qualquer situação. 
  4. Finalmente, somente a Palavra de Deus ensina a justiça e a verdade do caráter de Deus (os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos). Toda injustiça e falsidade  está na falta de compromisso com Deus e com seus ensinamentos. Apenas pela orientação de Deus encontraremos vida e vida em plenitude
Fonte:(Pr.Marcelo Gomes http://novalianca-agudos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário