Os cristãos são minoria na Síria, em número de aproximadamente 2,3 milhões de pessoas, ou um décimo da população do país. A guerra civil que dura mais de 4 anos colocou grande pressão sobre a comunidade cristã. Os líderes afirmam que mais de mil cristãos sírios foram mortos nos combates, mais de 400 mil estão refugiados em outras regiões do país, e mais de 40 igrejas cristãs, orfanatos e centros médicos destruídos ou danificados como resultado do conflito.
Refugiados
Os refugiados sírios cristãos, como todos os refugiados sírios, estão em risco de perder sua propriedade e os meios de subsistência, por abandonarem a região fugindo de ameaças e invasões constantes do Estado Islâmico. O Líbano e a Turquia têm recebido, por exemplo, um número crescente deles. Muitos não estão registrados em instituições de assistência e apoio locais e internacionais e não recebem ajuda de nenhuma organização.
Segurança alimentar
Todos os sírios, incluindo cristãos, enfrentam diariamente a falta de segurança alimentar. A insegurança é uma grande preocupação, especialmente nas seis províncias do norte detidas pela oposição. Os casos de desnutrição são evidentes e estão aumentando à medida que o conflito continua. Além da escassez de alimentos generalizada, as condições de inverno rigoroso e a ausência de sistemas de aquecimento fazem os desafios crescerem.
Comida e bebida em geral tornou-se difícil de obter devido à falta de materiais e seus preços altos e muitos produtos, como o leite, não estão disponíveis no mercado. Ainda há uma grave escassez de pão. Da ajuda enviada de diferentes países, a maioria não alcança os cristãos que estão enfrentando as mesmas condições que os outros cidadãos. A agricultura começou a deteriorar-se há dois anos, como resultado da falta de subsídios para os agricultores como fertilizantes e pesticidas, o que levou à improdutividade agrícola.
A igreja brasileira pode fazer muito ao orar e clamar pela vida dos cristãos perseguidos e refugiados no Iraque e Síria.
Pedidos de oração
– Ore para que eles sejam encorajados e permaneçam firmes mesmo diante da perseguição constante.
– Clame a Deus que todos os cristãos recebem ajuda humanitária de organizações presentes nessas regiões de conflito.
– Ore pelo perseguidor. Que ele encontre a Verdade e seja liberto.
– Clame a Deus que todos os cristãos recebem ajuda humanitária de organizações presentes nessas regiões de conflito.
– Ore pelo perseguidor. Que ele encontre a Verdade e seja liberto.
Todos os dias, vemos e ouvimos nos meios de comunicação histórias de refugiados, e sabemos que eles precisam de nossa ajuda e de nossas orações. É por esse motivo que convidamos você a participar do Domingo da Igreja Perseguida (DIP), um dia de intercessão pelos cristãos perseguidos ao redor do mundo.(*Fonte: Portas Abertas Internacional)
Fonte:Amigodecristo
Nenhum comentário:
Postar um comentário