quinta-feira, 12 de julho de 2018

O PODER DA BENÇÃO - PORQUE É IMPORTANTE PEDIR A BENÇÃO?

Vi uma postagem no Facebook que me chamou atenção, por isso, resolvi escrever uma reflexão sobre o tema. A postagem mostrava um cartaz onde aparecia duas crianças pedindo a bênção aos pais.

Este bonito gesto cristão  era um costume muito comum e hoje os pais esqueceram de ensinar seus filhos a pedir a bênção. 
Ainda no interior a gente vê em algumas famílias, as mais tradicionais ainda conservam este costume. 
Mas você sabia que ele é muito importante?

 * Disciplina a criança a ter respeito pelos mais velhos. Este gesto ensina a criança a submeter-se desde cedo à autoridade dos pais, ficam mais dóceis e mais obedientes. Mas, você perguntaria: Isso acontece por quê? 
Isso acontece porque a bênção que é dada à criança é dada não em nome de si mesmo mas, em nome de Deus. Quando se a bênção recebe-se a resposta "Deus te abençoe", não é assim?
Logo, essa bênção é dada com autoridade, ela é real e Deus age no abençoando por meio de quem dá a bênção.

*A família é a primeira Igreja que uma criança frequenta. Dentro da família os pais são os sacerdotes. Por isso assim como Jesus o verdadeiro e sumo sacerdote os pais tem o dever de abençoar os filhos e devem incentivar os filhos a pedir  a bênção.
Deus não tira a autoridade dos pais e substitui pela sua mas, as duas se completam. Não fosse assim o Senhor Jesus não teria se submetido à autoridade de seus pais terrenos Maria e José, seus tios e avós.

*O gesto de tomar bênção e beijar a mão tem um significado. Quando pedimos a bênção dos nossos pais ou dos mais velhos eles nos abençoam não em nome deles, mas em nome de Deus. Quando se beija a mão você está com esse gesto demonstrando que você reconhece na pessoa do mais velho a imagem e a autoridade de Deus neles pra te abençoar. É um gesto de humildade assim como fez Jesus que lavou os pés dos seus apóstolos. Pois quem não ama e não reconhece a autoridade dos pais e dos mais velhos como amará a Deus? Pois o quarto mandamento é honrar pai é mãe.

Assim também acontecia quando se beijava a mão do sacerdote ou o anel do Bispo. Nesse gesto a pessoa reconhece a  pessoa de Jesus na pessoa do sacerdote e do Bispo e a autoridade que cada um tem dada por Jesus à sua Igreja. Gesto de humildade. Pois Jesus disse: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". (Mt 11, 28) Ou: - "...quem quiser ser o primeiro, seja o servo e último de todos". (Mc 9, 35).

Assim,  nós adultos também devemos abençoar e pedir a bênção uns dos outros.
Esse gesto tão lindo até hoje é feito nas comunidades judias. Também os primeiros cristãos oravam uns pelos outros e lhes impunham as mãos. 
Era nesse momento que acontecia a ação do Espírito Santo. Não havia as "igrejas", os templos e os cristãos reuniam nas casas para fazer as orações. Dentro das famílias acontecia a celebração da palavra e da Eucaristia e dentro das famílias muitos eram batizados na água e no Espírito Santo.

PODEMOS AMALDIÇOAR AS PESSOAS?    

Nós podemos e devemos, como cristãos, desejar o bem ás pessoas e até mesmo abençoá-las, mas NUNCA amaldiçoá-las. Se o próprio Jesus nos ensinou a amar os nossos inimigos, falar bem de quem fala mal, orar por quem até nos deseja mal (Mateus 5), quem somos nós para contrariar? Deixa isso nas mãos de Deus. 

Quando abençoamos nós oferecemos por meio da bênção a graça necessária para que Deus lhe conceda uma vida feliz. 
Devemos abençoar não uma vez, mas, quantas vezes necessário for.  
Embora no Antigo Testamento Deus havia dado o poder de bênção e maldição, Jesus Cristo retificando as Escrituras disse que devemos abençoar e amar-nos uns aos outros com o mesmo amor que ele nos amou.

O gesto de pedir a bênção é justamente reconhecer que na figura dos mais velhos está a figura do amor de Deus. Que somos uma só família.
Assim como chamamos os mais velhos de senhor ou senhora estamos reconhecendo na pessoa a figura do único e verdadeiro Senhor Jesus Cristo. Também reconhecemos as palavras do Senhor Jesus que disse: "Onde está o próximo aí está teu irmão!"   


Nenhum comentário:

Postar um comentário