sábado, 9 de agosto de 2014

Papa Francisco convida Ronaldinho Gaúcho para jogo em Roma

Grandes jogadores do mundo estarão em campo para a fraternidade entre os povos
No próximo dia 1° de setembro acontecerá a Primeira Partida Inter-religiosa pela Paz, no estádio Olimpico de Roma. Jogadores do mundo todo foram convidados a participar, serão eles a dar vida a este evento de grande valor social. 

A inspiração do jogo veio do próprio Papa Francisco. A iniciativa envolve organizações que diariamente estão ligados com os setores mais pobres da sociedade na Europa, na América do Sul e no mundo. Entre eles se destaca a Scholas Occurrentes que é um projeto educativo promovida pelo Papa que utiliza a tecnologia, a arte e o esporte para promover a integração social e a cultura do encontro. Sua sede fica na Academia das Ciências (Vaticano). Outra organização é a Fundação P.U.P.I Onlus, criada por Paula e Javier Zanetti (este ex-jogador da Internazionale), que há dez anos promove e sustenta programas de adoção a distância e assistência aos desfavorecidos.

O Projeto da Fundação P.U.P.I Onlus

“Uma alternativa de vida” é o projeto da Fundação P.U.P.I Onlus voltado para crianças entre 3 e 13 anos que vivem em um contexto sócio-econômico precário. A Fundação tem sua sede em Buenos Aires, na Argentina, e desde 2001 coloca à disposição dos jovens uma rede de assistência e suporte. A Fundação se uniu ao Projeto Scholas Occurrentes para dar suporte a iniciativa do Papa. A arrecadação da partida será destinada a milhares de crianças de Buenos Aires que poderão receber uma ajuda educativa concreta.

“A Partida Inter-religiosa pela Paz não é apenas um evento esportivo, é uma oportunidade única para que nos unamos ao convite do Papa no seu incansável trabalho pela paz. O mundo precisa do nosso esforço”, afirmou Enrique Palmeyro, diretor do Projeto Scholas Occurrentes.

O evento, patrocinado pelo município de Roma, a CONI, a FIGC (Federação Italiana de Futebol) e a Liga Série A, tem como objetivo promover os princípios de fraternidade e partilha por meio do potencial comunicativo do esporte e do futebol em particular. A religião - qualquer que seja - se torna elemento de união e ocasião de enriquecimento no dia a dia, como na prática esportiva.

Os jogadores

Lionel Messi, Gianluigi Buffon, Zenedine Zidane, Javier Zanetti, Roberto Baggio, Andrea Pirlo, Yuto Nagatomo e Samuel Eto’o são alguns dos atletas que representarão as diversas religiões, reunidos pela primeira vez em Roma para celebrar o encontro entre a excelência esportiva e a fraternidade como sinal de paz no mundo.

“Estou feliz em poder oferecer a minha contribuição na organização da partida. Em abril de 2013, durante um encontro com o Papa Francisco ele quis compartilhar a ideia de criar um momento de fraternidade e união entre as religiões. Agora estamos gastando energia para que este evento seja uma noite de grande jogo e de recolher fundos, mas sobretudo uma festa dos povos e uma oportunidade de reflexão comum, sem esquecer o objetivo imediato de financiar o projeto ‘Uma Alternativa de Vida’”, disse Javier Zanetti.

Na últim quinta-feira, 7 de agosto, Ronaldinho Gaúcho publicou em sua FanPage o convite que também recebeu do Papa. “Muito honrado e feliz por ter sido convidado para um jogo tão importante no Vaticano a convite do Papa. Muito emocionado”, escreveu o jogador. 



Seguimos Deus
Catolico.net Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário