quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A conversão do jovem rico - Marcos 10




Wilma Rejane


Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção e se pôs de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?"  Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.

Você conhece os mandamentos: 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe'".  E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".

Jesus olhou para ele e o amou. "Falta uma coisa para você", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me."  Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Marcos 10:17-22.

Esse episódio está presente nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Jesus e o jovem rico, um encontro de desfecho frustrante, visto que o jovem rejeita o apelo de seguir a Jesus. Esse é um argumento bem popular e também aceito.

Porém, baseada nos escritos de Marcos, convido-o a lançar um novo olhar sobre esse encontro. Temos mesmo o direito de encerrar essa história dando o veredicto de condenação ao inferno para o jovem? Ele de fato rejeitou Jesus?

O texto nada diz sobre o futuro do jovem, ele sai cabisbaixo e Jesus prossegue conversando com os discípulos sobre a dificuldade de os ricos herdarem o Reino, destacando que “para Deus nada é impossível.” Marcos 10:27.

Será que a consciência do jovem ficou em paz, após ouvir Jesus? Não podemos negar que havia algumas virtudes nesse moço:




  • Ele foi ao encontro de Jesus
  • Perseguia a fidelidade pelo cumprimento da Lei.
  • Honrava os pais.
  • Demonstrava humildade
  • Tinha anseio por conhecer a Salvação
  • Certo discernimento espiritual.
  • Respeitava hierarquia

Enfim, o jovem rico era considerado uma pessoa de bem e se auto justificava por suas obras. Mas como a salvação vem mediante a fé, pela graça, como dom de Deus (Efésios 2:8), presume-se que sem fé e arrependimento, o destino desse homem foi a condenação, certo?

Errado. Se considerarmos que o evangelista Marcos, tem um novo encontro com o jovem rico, em uma situação de aflição, de vergonha e procura deixar isso registrado nos Evangelhos, mas sem citar nomes. Aliás, em nenhum local da Bíblia o jovem  teve seu nome revelado.

Mas pode ser que seu nome tenha sido escrito no Livro da Vida, pelo intenso amor que sentiu por Jesus, arrependendo-se de seus pecados e crendo precisaria renunciar ao mundo, a própria vida, para herdar O Reino dos céus.

E Marcos descreve seu novo encontro com o jovem rico:

“Seguia-O (a Jesus) um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão. Mas ele largando o lençol fugiu desnudo ”. Marcos 14:51,52.

Oh glória! Ele ouviu Jesus, saiu triste, mas não teve paz, enquanto não obedeceu ao:"Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me."

O homem nu do Evangelho é alguém que foi contristado, moído, quebrantado ao ponto de acreditar que suas riquezas eram nada diante da grandeza de seguir a Jesus. Doou todos os bens, até as vestes, e cobria-se com lençóis de linho fino. Enquanto muitos fugiram, deixando Jesus sozinho nas mãos dos soldados e fariseus, às vésperas da crucificação, o jovem rico estava ao seu lado. Desnudo e mais rico que nunca!

Amados leitores, somos tão rápidos para julgar e tão limitados em questões de fé e amor que também e diariamente damos veredicto condenatórios a pessoas que julgamos pecadoras, incorrigíveis. Mas Jesus amou aquele jovem e esteve pronto para mostrar-lhe O caminho da Salvação, mesmo quando aos olhos de muitos ele parecia um egoísta e mesquinho.

Tiraram o lençol que cobria seu corpo, o humilharam em via pública. Isso ainda acontece hoje: ao invés de acolhermos, em muitas de nossas igrejas e mesmo fora delas, afastamos, repelimos, por falta de amor. 

E essa mensagem, é também para mim. Que ao lembrar da conversão do jovem rico, eu possa ser paciente e longânime com aqueles que ainda não conhecem os mistérios escondidos em Cristo Jesus.

Deus o abençoe


Nenhum comentário:

Postar um comentário