domingo, 3 de março de 2013

Conselhos de Jesus (Lucas 13:3 e 5)

"...antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis..."
(Lucas 13:3 e 5)


Esta advertência do Mestre é urgente: Arrependa-se ou pereça!

www.oucaapalavradosenhor.com
Ao lermos essa passagem de Lucas 13, prestando atenção nas respostas de Jesus, aprendemos muito sobre Ele e seu ministério e de como devemos viver de forma a agradá-Lo. Precisamos nos *arrepender.

O texto em questão fala de duas tragédias: a dos galileus mortos por Pilatos e que tiveram o seu sangue misturado com os sacrifícios que este oferecera, e de dezoito pessoas que perderam suas vidas no desabamento de uma torre, a de Siloé.

As pessoas queriam saber se as tragédias que aconteceram com aquelas pessoas era porque eram mais pecadores do que os demais, ficando isso subentendido pela resposta que o Senhor lhes dá. E naquela ocasião, Jesus estava a caminho de Jerusalém, qualquer palavra que dissesse contra Pilatos chegaria à cidade antes d'Ele. Jesus, por sua vez, não poderia ignorar a pergunta da multidão, pois teriam um bom pretexto para acusá-Lo de ser partidário dos romanos e desleal ao seu povo. Se defendesse os judeus e acusasse Pilatos, iria se complicar com os romanos, pois Pilatos sempre mantinha soldados à paisana entre o povo.

Jesus, então, passou a falar de algo mais elevado e evitou o embate político. No lugar de falar dos pecados de Pilatos, tratou dos pecados individuais das pessoas que O interrogavam. Respondendo à pergunta deles com outra pergunta, deixando claro que as tragédias que acontecem no mundo nem sempre são um castigo, caso contrário seria difícil falar dos sofrimentos dos profetas, dos apóstolos e do próprio Senhor Jesus Cristo.

Como, então, explicar a morte dos galileus que Pilatos matou? E os dezoito mortos pela queda da torre?

Se Deus castiga pecadores, logo todos precisamos nos arrepender, porque todos nós seres humanos sem distinção, somos pecadores (Rom. 3:10-12). Aqueles que foram mortos por Pilatos, eram pecadores; aqueles que foram mortos pela queda da torre de Siloé, eram pecadores; eu e você somos pecadores. E o que nos resta então?

Nos resta o arrependimento sincero e genuíno.

Pilatos era um homem brutal, isso fica evidente pelo modo como matou os citados galileus sem piedade da mesma maneira com que abatia os animais para o sacrifício. Da mesma forma, o pecado nos leva à morte, e morte eterna. A torre de Siloé, símbolo de segurança e altivez, trouxe morte repentina aos seus trabalhadores, assim o pecado, que às vezes nos dá uma sensação de segurança e impunidade também nos deixa altivos, nos trás morte repentina e destruição.

Tanto naquela época como hoje, as pessoas não querem parar por um minuto sequer para pensar em seus maus caminhos, desviando a atenção apenas para as tragédias que os cercam. Deus é muito paciente, porém haverá um tempo que o juízo virá sobre grandes e pequenos, ricos e pobres, sobre todos aqueles que recusaram a aceitar o bom convite da salvação pela fé no Filho de Deus. Existem muitos fatos e acontecimentos que são como advertência para nós (I Cor. 10:11), por isso Cristo nos chama ao arrependimento. O mesmo Jesus que nos chama ao arrependimento, porque o Reino de Deus está às portas, nos diz que se não o fizermos pereceremos (vs. 3,5). E para que haja arrependimento é preciso haver em nós um coração humilde, pois sem humildade dificilmente reconheceremos tal necessidade. 

Todo homem ou mulher precisa voltar-se para longe da iniquidade (prática contínua do pecado) e ir em direção a Deus em arrependimento; caso contrário, pereceremos todos. Aceitemos então o convite do Senhor Jesus, o nosso Salvador, enquanto ainda há tempo, enquanto há fôlego de vida em nós para que possamos entrar na vida verdadeira e eterna sem errar (Mat. 7:14).

Arrependamos, pois, e nos acheguemos a Ele.

Fonte:www.oucaapalavradosenhor.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário