sexta-feira, 3 de maio de 2013

A BÍBLIA COMO FONTE DE COMUNICAÇÃO



Introdução
 Em comunicação, média (português europeu) ou mídia (português brasileiro) - um termo derivado do latim medium, meio e media, meios, são os canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão deinformação ou dados. 
O nosso amoroso Deus é um Deus de comunicação. Desde o princípio Ele tem comunicado com a Sua criação através de diversos meios. De fato, Ele não somente comunica conosco, como também nos incita a comunicar com Ele. Hoje temos a Bíblia, através dela aprendemos a conhecer e a se comunicar melhor com nosso Deus que é vivo e reina para todo sempre.
I – A comunicação no passado
1 - A comunicação verbal: Deus se comunica com o primeiro homem
A Bíblia registra a comunicação pessoal e direta entre Deus e o homem antes da queda ´´De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás...´´ (Gn 2.16,17). Adão foi o primeiro homem a conversar com Deus, uma ideia do plano original do Criador para a humanidade. Adão e Eva eram dotados de atributos comunicáveis com Deus, e uma das consequências da queda foi à perda da comunicação e comunhão com o Criador.
2 – A escrita como um meio para se comunicar
Então, ao longo dos anos o homem tem inventado meios para se comunicar. Uma grande descoberta tendo como meio de comunicação no passado foi à escrita. O maior objetivo da comunicação escrita é expressar algo que se julga muito importante a um interlocutor. 
Povos da Mesopotâmia como os sumérios que desenvolveram a escrita cuneiforme, acádios, amoritas, assírios e caldeus escreveram sua história através da escrita. Os fenícios desenvolveram sua escrita através da adaptação da escrita cuneiforme dos sumérios que depois acabou derivando os caracteres gregos e latinos, isso tudo por causa da necessidade de registrar ou gravar seus negócios da época. 
Os fenícios estando situados às margens do Mar Mediterrâneo eram ótimos comerciantes com habilidades de contar, medir e registrar a contabilidade, encontraram uma forma de simplificação dos antigos sistemas de escrita originando o alfabeto, inventando vinte e dois sinais para representar os diferentes sons na linguagem humana, que antes na escrita dos antigos povos era uma simbolização de sílabas e palavras. Segundo John Man a escrita teria sido inventada quatro vezes, mas de forma independente na China, Egito, América Central e Mesopotâmia cerca de 4000 a. C.. Sendo que o alfabeto surgiu mesmo uma única vez no Egito há quatro mil anos atrás. 
O alfabeto se difundiu para as regiões adjacentes como a Ásia, isso por causa da relação comercial entre os fenícios e gregos no final do ano 900 a. C. Os gregos adaptaram o alfabeto fenício surgindo o alfabeto do mundo ocidental. Devido o seu desenvolvimento cultural, os gregos foram fundamentais para a transmissão do sistema alfabético. 
3 – A comunicação de Deus ao homem depois da queda
As Escrituras Sagradas afirma que Deus se comunicava de várias maneiras com seus filhos. Muitos são os meios em que Deus utilizava para se comunicar com o seu povo.  
   - Por meio dos Seus profetas: No contexto original do termo hebraico, o profeta era um porta-voz geral. Arão mesmo foi constituído por Deus como um profeta (Êx 7.1). Em Amós 3.7 diz: ´´Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas´´.  
    - Por meio dos Dez Mandamentos: Os Dez Mandamentos (Êx 20.2-17; Dt 5.7-21) foram à base do concerto de Deus com a humanidade. Dez palavras gravadas em duas tábuas de pedra (Dt 4.13) que eram guardadas na arca do concerto, que ficava localizada no lugar santíssimo do santuário. Deus se comunicava com o seu povo verbalmente e também na forma escrita através dos Dez Mandamentos.
   - Por meio dos Seus sacerdotes: Os sacerdotes do Antigo Testamento eram agentes de Deus para designar a comunicação do Todo Poderoso aos homens.
   - Por meio do Urim e do Tumim: Era chamado de peitoral do ´´juízo´´, se localizava no peitoral do sumo sacerdote (Êx 28.30; Lv 8.8). Os sacerdotes utilizavam o Urim e Tumim como consulta para saber qual a vontade ou direção de Deus ou obter orientação divina em questões que envolvia o povo de Deus (Nm 27.21). 
    - Por meio de animais: Deus também se comunicava através dos animais. Pode até parecer incrível ou inusitado, mas Deus usa quem Ele quer e da maneira que Ele quer. Deus corrigiu a Balaão por meio de uma jumenta (Nm 22.28-30). Deus ordenou um grande peixe que engolisse o profeta Jonas quando se recusou a ir a Nínive (Jn 1.17).
    - Por meio do Seu Filho: Em Hebreus 1.1 está registrado: ´´Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo´´. 
Quando a comunicação entre Deus e o homem se tornou impossível. Por amor a humanidade e querendo novamente se comunicar com os homens, Deus enviou o Seu Filho Único unigênito para salvar o mundo (Jo 3.16,17). Deste modo, como resultado mediante os méritos de Cristo temos agora acesso direto e permanente com o Pai, ou seja, a comunicação foi restabelecida. Assim, as linhas de comunicação com Deus permanecerão estabelecidas e abertas enquanto mantivermos comunhão com Ele.
II – A comunicação nos tempos modernos
1 – A evolução dos meios de comunicação 
Com certeza o homem foi criado para viver em sociedade e para se comunicar um com outro. Sabemos que os meios de comunicação sofreram uma evolução tremenda desde os tempos primórdios até os dias de hoje. Por causa da necessidade de se comunicar o homem foi aos poucos desenvolvendo sua comunicação. 
O primeiro meio de comunicação existente nos primeiros homens da caverna segundo os historiadores foi os desenhos feitos nas cavernas, depois ao decorrer do tempo com a civilização aumentando surgiu à escrita. Mais tarde surgiu a carta, que por sinal durou muito tempo. Foi um meio de comunicação à distância que as pessoas podiam obter notícias umas das outras. Depois surgiu o rádio, o telefone e a televisão.
E em nossos tempos atuais temos um poderoso meio de comunicação, a internet. O computador demorou a chegar ao Brasil, mas quando chegou conquistou a todos. Usamos a internet para tudo, para saber notícias, para pesquisar, assistir um bom filme ou documentário, bater papo com amigos ou parentes, enfim, a internet em nossos dias atuais é muito útil. É impossível encontrar uma pessoa hoje que não faz uso da internet, até os celulares que estão cada vez mais modernos podem ter acesso à internet.   
Os meios de comunicação estão cada vez mais avançado para atender a necessidade do homem moderno. Quanto mais a sociedade sofre suas modificações, mais o homem vai criando e sofisticando as tecnologias.
2 – Bíblia como uma fonte de comunicação
2.1 – Do papiro, pergaminho e até aos dias  atuais
Sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus e hoje temos o privilégio de tê-la. Mas nem sempre foi assim. Nos tempos primórdios a Bíblia não era assim, era em forma de rolos (Jr 36.2). Esses rolos eram feitos de papiro ou pergaminho. Papiro era uma planta aquática que crescia junto aos rios banhados do Oriente. A sua entrecasca servia para escrita, e as tiras dessa planta eram coladas umas nas outras até formarem um rolo de qualquer tamanho. Na passagem de Êxodo 2.3 observamos que a mãe de Moisés não mais podendo esconder a criança, colocou-o dentro de um cesto que era feito de papiro ou junco em algumas versões.
Outro material que era utilizado no passado para escrita é o pergaminho. Era a pele de animais curtida e polida. Era muito melhor que o papiro. O próprio Apóstolo Paulo fazia uso dos pergaminhos (2 Tm 4.13). Nos tempos de Jesus Cristo os rolos eram utilizados. O próprio Jesus utilizou o livro de Isaías quando estava em Nazaré, em um dia de sábado entrou na sinagoga e de costume se levantou para ler (Lc 4.16-20).
Cada livro da Bíblia era em formato de rolo, mas no século II o papel foi inventado pelos chineses e no ano de 1450 a. D. a máquina de impressa (prelo) foi inventada por Johann Gutemberg um tipógrafo alemão. Hoje com todo o progresso alcançado podemos transportar com toda a comodidade uma Bíblia. 
O nome Bíblia não se acha no texto das Sagradas Escrituras, constando apenas na capa. Este nome vem do grego, a língua original do Novo Testamento. Este nome se derivou porque os gregos chamavam à folha de papiro preparada para a escrita de biblos. Quando um rolo de papiro era pequeno eles chamavam de biblion, e quando eram vários rolos chamavam de bíblia. Depois que o papel foi inventado os rolos desapareceram, e a palavra biblos deu origem a livro. E por consenso dos doutos da época, a palavra Bíblia foi primeiramente aplicada às Sagradas Escrituras por João Crisóstomo no século IV da nossa era.
A Bíblia é dividida em duas partes, o Antigo Testamento contendo 39 livros e o Novo Testamento com 27 livros. O tema central da Bíblia indiscutivelmente é o Senhor Jesus Cristo (Lc 24.44; Jo 5.39). Ela foi o primeiro livro impresso do mundo e também o mais vendido.
Louvamos a Deus pela Sua Palavra que permanece sempre fiel. Pois o que diferencia a Bíblia de outros livros é a sua inspiração divina (2 Tm 3.16). O que testifica isso é o carimbo de autenticidade divina do nosso Deus, e a Bíblia comprova esse fato. A expressão ´´Assim diz o Senhor´´, aparece 2.600 vezes nos seus 66 livros (2 Cr 20.14; Is 65.8; Jr 38.2; Ez 11.5).
A Bíblia é uma fonte de comunicação riquíssima, nunca fica velha ou antepassada, pelo contrário ela é nova a cada dia e através dela conheçamos e prossigamos em conhecer a Deus (Os 6.3). Nossa vida e conduta diária como nascidos de novo deve estar firmado na rocha que é Jesus Cristo e pautada na Sua Palavra. Pois através dela conhecemos melhor a Deus e seus propósitos para com a humanidade. Portanto, é através da Bíblia nossa regra de fé e pratica que nos comunicamos com nosso Deus, o Eterno e Todo Poderoso. 

  Referências

<http://www.ebdweb.com.br>                 

<http://www.3.ualg.pt>     

 GEORGE, Jim. De Adão a Jesus – O perfil de 50 personagens que mudaram a História. Rio de Janeiro. Editora Graça. 2012. 

 CARDOSO, Benilton. Apostila Bibliologia – Introdução ao estudo da Bíblia. Rio de Janeiro. 2007. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário