quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SAIBA COMO LIDAR COM UMA PESSOA ARROGANTE



Conheça quais as características de uma pessoa assim.

Arrogância, soberba, altivez, orgulho, são sentimentos que caracterizam a falta de humildade e de amor ao próximo. São características  ruins e negativas de uma pessoa extremamente egoísta.

São atitudes que prejudicam tanto os que as praticam, como aqueles, que  ainda não estão preparados para lidar com as ofensas feita pelo soberbo. 

Isso acontece, no ambiente de trabalho, familiar, escolar, e em diversos ambientes de convívio. Até mesmo dentro das Igrejas evangélicas.

Todo arrogante é prepotente. Ele sempre se acha superior aos demais. Não tem percepção das necessidades do ser humano. Não tem interesse pela vida dos que estão ao seu redor. Não é solidário, não tem consideração com as pessoas, nem compaixão delas. É implacável, impermeável à justiça e à gratidão. Pessoas assim precisam de ajuda psicológica e de muita oração. Devemos ficar atentos para não nos tornarmos também assim.

O soberbo tem o hábito de colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, no ambiente das demais pessoas com que se relaciona. O arrogante acredita que o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para servi-lo, e quando isso não acontece ele sofrem porque elas não correspondem à sua expectativa. Então ele se explode e põe para fora toda a sua arrogância.

O arrogante vive na fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si. Ele não ouve conselhos, nem argumentos contrários do que pensa. Não tolera alterações no cumprimento de suas ordens, mesmo que sejam para melhor. Não tem controle sobre suas emoções, ações, atitudes ou impulsos. Não sabe ouvir os que estão ao seu lado e tudo o que interessa é a sua própria opinião. É inseguro, está sempre desconfiado, na defensiva, e sempre pronto para represálias. A conversa com uma pessoa assim é sempre difícil, e por melhor que sejam os argumentos dos seus companheiros, nunca dá o braço a torcer, porque só sua vontade deve prevalecer.

Como lidar com uma pessoa assim?

Quando a pessoa arrogante estiver no grau máximo, afaste-se o mais que puder. Evite entrar em confronto com ela, porque isso reforça esse sentimento e o torna ainda mais arrogante. Se não puder se afastar, lembre-se de que esse tipo de comportamento é uma armadura de defesa que o arrogante tem. Perdoe-o por isso. Toque sua vida, sem se deixar abater por ele.

O arrogante é uma pessoa pobre de espírito e que precisa de ajuda. E, ao invés de você se aborrecer com suas ofensas, peça para que Deus mude o seu coração, porque somente Ele pode mudar uma pessoa assim. O arrogante não admite e nem enxerga seus erros, não muda de opinião ou de conduta assim fácil, salvo por decisão própria.

Siga o conselho de Deus.

"Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;  não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.  Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."(Romanos 12:19-21)

Veja o que a Palavra de Deus diz a respeito do soberbo:

"Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune." (Pv. 16:5)

"A soberba procede a ruína, e a altivez do espírito a queda." (PV:16:18) Assim foi com satanás e também será com qualquer que tenha um coração assim.

"...o que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei" (Sl. 101:5)

"Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos." (Pv. 16:19)

" O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões."

"A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra" (Pv. 29:22,23)

"Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria." (Pv.11:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário