quarta-feira, 3 de abril de 2013

Curiosidades Bíblicas nos livros de Gênesis, Juízes, Rute e Salmos

Você Sabia?

Gênesis 24:2; 47.29-31. O juramento com a mão sob a coxa. Significava então submissão, obediência irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó. (Gn 32:24-32). Realmente, dali para a frente Jacó tornou-se um homem de Deus. Até seu nome foi mudado!

Gênesis 37:34. Rasgar as vestes. Demonstração de luto, tristeza, lamento. Há 28 casos na Bíblia. Os sacerdotes não podiam fazer isso (Lv 10:6), o sumo sacerdote na época de Cristo rasgou as vestes (Mat. 26:65) e o fez, sem razão. Esse ato de rasgar as vestes obedecia a uma série de regras.

Juízes 5:10. O cavalgar sobre jumentas brancas. Era então costume exclusivo dos reis, juízes e fidalgos isso explica a passagem em apreço.

Juízes 9:45. A semeadura de Sal. Esse ato significava desolação perpétua sobre o local. Castigo perene.

Rute 3:9. Pôr a aba da capa sobre alguém. Significava a proteção. Aqui tratava-se da lei do levirato, conf. Dt 25:5-10, portanto nenhuma indecência havia aqui, como muitos o querem.

Salmo 119:83. Um odre na fumaça. Odres são vasilhas feitas de peles para o transporte de líquidos. eram postas sobre a fumaça para ficarem endurecidas pelo calor e fumaça. Isso também fazia aumentar a resistência e a espessura do couro através do encolhimento. Fala do estado de alma de Davi.

Fontes: JUNIOR, Carvalho. Coletânea de Curiosidades Bíblicas e Históricas: Minas Gerais, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário